Três atletas do skate embarcam para disputar campeonato nacional em Recife e 31 judocas tentam vagas na seletiva regional
Em mais um fim de semana de muitas disputas, 34 atletas da Rede Cuca competem no judô e no skate. No sábado (19/03), ocorre a seletiva estadual do Campeonato Brasileiro Região II de Judô, no Cuca Barra, a partir das 8h, com 31 representantes dos Cucas. Quem se classificar garante vaga na seletiva regional, que deve acontecer em Natal (RN).
Já no skate, a disputa acontece neste domingo (20/03), no Recife (PE), onde os atletas Juliano Prado, Carlos Gabriel da Silva e Davi dos Santos disputam o torneio The King of Skate Nordeste 2022, nas categorias iniciante e amador.
Skate no Jangurussu
Frutos da pista de skate do Cuca Jangurussu, Juliano Prado, de 19 anos, e Gabriel Leza, 20 anos, começaram a praticar skate na pista do equipamento e, com as aulas, o que era apenas um hobby transformou-se em oportunidade de crescer no esporte.
Orgulhoso de fazer parte da Rede Cuca, Juliano descreve como a política pública da Prefeitura de Fortaleza abriu novos caminhos na sua vida. “A Rede Cuca já me deu diversas oportunidades. Já me levou para vários lugares, campeonato brasileiro, nordestino e são oportunidades que eu não teria em outro lugar. Além de treinar, eu também utilizo a Rede Cuca para fazer treinamento funcional e também para lazer”, diz o atleta, que é promessa de medalha no skate.
Morador do bairro, Gabriel Leza frequenta o Cuca Jangurussu desde a inauguração, em 2014. Ele destaca que o equipamento foi peça chave para seguir acreditando nos seus sonhos. “Jogava futebol e, pouco depois, comecei a praticar skate. Comecei a treinar na pista aqui do Cuca e a ir para as aulas com o professor Renne. O Cuca dá uma força para a gente não desistir dos nossos sonhos. Pretendo cursar Educação Física para me profissionalizar”, conta, com orgulho.
O treinador e professor de skate da Rede Cuca, Renne Souza, destaca a disciplina dos alunos e está confiante de que bons resultados virão novamente. “O Juliano é o atual campeão nordestino. O Davi é o terceiro, e o Gabriel é o quinto nas categorias deles. A gente está ansioso porque é a primeira competição do ano e estamos muito confiantes que iremos trazer um bom resultado novamente para o Cuca, para a cidade de Fortaleza e vamos lá”.
A equipe embarca para Recife nesta sexta-feira (18/03).
Promessa no judô
A delegação da Rede Cuca chega forte também na seletiva estadual do Campeonato Brasileiro de Judô, com 31 atletas de toda a Rede. Uma das promessas para a competição é Vanessa Andrade, 19 anos, faixa marrom.
A judoca começou a treinar no Cuca a convite de uma vizinha, mas acabou dando um tempo nos treinos. Foi por meio do Projeto Integração, no qual alunos da Rede Municipal de Ensino realizam atividades no contraturno na Rede Cuca, que a jovem voltou a praticar a arte marcial.
Vanessa conta sobre a sua evolução no judô desde que voltou ao esporte no Cuca, onde teve oportunidade de competir e está confiante de avançar nas seletivas. “Dei continuidade no judô por meio do Projeto Integração, quando consegui uma vaga na turma. Eu evolui bastante, principalmente do ano passado pra cá, quando a gente conseguiu participar do campeonato cearense e eu fiquei na terceira colocação. Agora, a gente vai participar de uma competição seletiva e, se tudo der certo, vamos competir em Natal. Tudo está evoluindo bem”, celebra a atleta.
Preparação de excelência
Para o coordenador de esportes do Cuca Jangurussu, Arthur Alysson, a excelência dos equipamentos Cucas e professores são a chave para transformar a vida de tantos jovens por meio do esporte. “Os atletas, em todos os equipamentos da Juventude, têm a possibilidade de sonhar e de buscar os seus sonhos. Aqui na Rede Cuca nós encontramos mais de 30 modalidades com excelentes professores e equipamentos com boas possibilidades para que nossos alunos consigam ter uma vida voltada para o esporte e, a partir dessa vida, ele consiga transformar sua realidade em possibilidades sociais”, projeta.