Competindo pela primeira vez na Superliga B de vôlei, o time Instituto Cuca se classificou durante os jogos da Superliga C que aconteceram em novembro de 2021.
Com um time formado por 20 atletas, em sua maioria da periferia de Fortaleza e alunos com a base de formação feita na Rede Cuca, os atletas agora estão competindo nacionalmente com outras grandes equipes, dentro e fora da capital cearense. A equipe é comandada por Tarcísio Coutinho como técnico e que também é professor da Rede.
Os atletas que formam a equipe Instituto Cuca são: Rafael Cartaxo, Gabriel Barbosa e Rychardyson, como levantadores; Gustavo Moura e Nairton Silva, como opostos; os ponteiros são Auden Guilherme, Evandro Silva, Lucas Sousa, Henderson Pereira, Pedro Igor, Erick Barbosa, Jhonatan Reis e Marcos Natanael, Davi Cunha, Jean Bergson, Gabriel Mussi e Tiago Saunders são os centrais; e, jogando como líberos, estã Juninho Lima, Caio Lessa e Jonatas Fernandes.
Alguns desses jovens já estiveram em outras modalidades, já jogaram vôlei de areia, alguns até já estiveram em competições na Superliga B, mas para outros o momento é de estreia e a primeira vez que jogam em uma disputa nacional. A Superliga B de voleibol é um campeonato realizado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), cuja disputa garante vagas na primeira divisão do vôlei nacional. Ao final de nove rodadas que acontecerão pelo país conheceremos os classificados para ascender à elite do vôlei brasileiro.
Com viagens, hospedagens, uniformes novos tudo garantido pelo Instituto, com o apoio da Prefeitura de Fortaleza e da Secretaria de Juventude, nossos jovens estão buscando o sonho de se tornarem profissionais dentro do esporte, um projeto possível graças ao empenho e dedicação do Prefeito José Sarto Nogueira e a parceria de sempre forte do Secretário Davi Gomes.